Irmãos Nogueira, nocaute na concorrência

Seguindo a metodologia de trabalho “Bem-Estar através das lutas”, a rede de academias Team Nogueira, fundada pelos ídolos mundiais Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, é um dos maiores sucessos de franquias ligadas ao esporte e saúde no mundo. Em menos de quatro anos de atuação no mercado de franchise, a rede já alcançou 14 mil alunos e 36 academias, espalhadas em todas as regiões brasileiras e em Dubai, nos Emirados Árabes.

As academias Team Nogueira são divididas em três licenciamentos: TN Studio, TN Gym e TN Flag; e contam com treinadores da mais alta qualidade. As instalações das academias foram criadas para receber um público que procura nas artes marciais saúde e bem-estar. A rede oferece também programas específicos para toda a família, como o Ladies Camp, exclusivo para mulheres, e o TN Kids, que introduz crianças no mundo do esporte ensinando valores como disciplina, bom comportamento e respeito.

Em 2017, os irmãos Nogueiras querem triplicar seu número de alunos, pulando de 14 mil para 42 mil, e iniciar a expansão internacional, com foco nos Estados Unidos, Europa e Ásia, alcançando a marca de 1000 academias em funcionamento.

 

– Para vocês, que são atletas bem sucedidos optaram em empreender através do mercado de franquias?

Desde meus 15 anos tenho vivência com gerência deste tipo de seguimento, meus pais sempre foram donos de academias. Antes de o Team Nogueira trabalhar no molde de franquias, nós já tínhamos seis academias próprias. Então resolvemos padronizar elas e escolhemos o molde de franquias. Além de conseguirmos vislumbrar um ótimo caminho de negócio através desde modelo.

 

– Qual foi o seu maior desafio quando iniciou o seu próprio negócio?

São várias as dificuldades, mas a principal é aprender a agregar valor ao seu serviço. Há muitos anos atrás, abrimos uma academia na Flórida (EUA). Tínhamos 130 alunos e não conseguíamos passar disso. Ali perto tinha outra academia que fazia muito sucesso. Eram seis unidades e 850 alunos. Resolvi ir lá conhecer o dono, que era aluno de um aluno meu e andava de Ferrari, para saber o que ele tinha e eu não. Eu era campeão pan-americano de Jiu-Jitsu, campeão mundial de MMA e não conseguia ter tantos alunos.

Ai acabei descobrindo que ele tinha desenvolvido uma metodologia, que fidelizava os clientes oferecendo um programa de evolução técnica ao longo dos anos, além das aulas práticas. A partir disso, nós do Team Nogueira desenvolvemos nossa própria metodologia e incrementamos com marketing. Em 2012, com tudo pronto, iniciamos a rede de franquias.

 

– Há quanto tempo a empresa existe e desde quando está habilitada ao sistema de franquias?

O Team Nogueira foi fundado em 2007, e como modelo de franquias existe desde setembro de 2012. No momento, a rede conta com 36 academias e mais de 14 mil alunos, entre unidades no Brasil e exterior.

 

– Como é a concorrência no ramo e como a marca se posiciona em relação a isso?

Não enxergamos concorrentes em nosso seguimento de atuação dentro do Brasil, nosso negócio é diferenciado do resto do mercado como um todo. Nós não somos nem uma academia de fitness e muito menos uma academia apenas de artes marciais. Convergimos com vários elementos distintos, que juntamente com nosso Know-how e metodologia exclusiva, nós torna único neste mercado.

 

– Quais os critérios utilizados na escolha da expansão via Grupo Soares Pereira & Papera?

O expertise e a experiência do Grupo Soares Pereira & Papera no setor de Franchising, além da excelência da empresa no trabalho de expansão de seus clientes.

 

– Que tipo de suporte a marca oferece aos franqueados?

Nós acompanhamos o franqueado do início ao fim, da assinatura do pré-contrato até a implantação da academia, passando por todo processo pré-operacional. Nós acompanhamos muito de perto o dia a dia do franqueado, dando todo o suporte necessário para que ele tenha pleno entendimento do plano de negócios das franquias Team Nogueira. Esse suporte é realizado por intermédio de treinamentos de todo equipe, auxílio e direcionamento na contratação de funcionários, orientação dos fornecedores homologados e facilitação nas negociações. Além de acompanhamento periódico do funcionamento da unidade.

 

– Qual é o perfil considerado ideal para os franqueados da rede?

Nós não temos um perfil específico, mas nosso modelo de negócio é voltado para empresários e investidores que tenham três pontos fundamentais: visão empreendedora, dedicação na gestão e tempo para trabalhar no negócio.

 

– Na visão de um competidor, acostumado a treinar, a se dedicar duro. Quantas horas diárias entendem que um franqueado deve se dedicar à operação do negócio?

A academia é um local dinâmico, que exige a presença do gestor. Não necessita ser uma presença de 24 horas e diária. Porém, tem que ter uma presença forte no dia a dia do funcionamento.

 

 

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