RICHARDS, UM ESTILO DE VIDA

Todo empreendedor de sucesso em algum momento vai fazer aquela pergunta: será que é hora de franquear a minha marca?

A Richards nasceu no Rio de Janeiro em 1974, a primeira franquia da marca foi inaugurada em São Paulo em 1978, na época não se falava em franquia para o setor, foi uma inovação e foi decisiva para a expansão e prestigio de nosso negócio.

A escolha do franqueado, a correta geolocalização de cada loja, a identificação do perfil do franqueado (o bom relacionamento entre as partes é fundamental para o sucesso do negócio) formam a chave para o sucesso da operação.

Não é incomum empreendedores que desenvolveram um negócio bem-sucedido me perguntarem se devem franquear suas operações como uma maneira de expandir seus negócios. É difícil ter certeza se o franchising será bom para sua empresa até que você avalie os prós e os contras no contexto de suas operações.

Isso geralmente requer a ajuda de um consultor e um advogado, mas antes de começar a falar com os especialistas você deve ter uma primeira noção das principais vantagens de um negócio de franquia.

O principal benefício para os empresários que pretendem expandir sua operação é o acesso a talentos.

O franchising é uma ótima maneira de encontrar pessoas talentosas para gerirem seu negócio e dar-lhes incentivo para trabalharem duro. As pessoas mais qualificadas e que mais trabalham geralmente preferem investir na gestão de uma empresa em troca de lucros do que receber um salário como empregado.

Selecionando como critério você tem a chance de ficar com o melhor talento, que vai trabalhar mais para desenvolver o negócio.

Outro benefício é a expansão mais fácil e mais rápida. Franchising é uma boa maneira de obter capital para a expansão porque seus franqueados compram os pontos de venda, você pode crescer o número de locais sem mobilizar capital próprio ou na necessidade de solicitar financiamento de bancos e investidores. O risco do crescimento é minimizado.

Se você tem um bom modelo de negócio, pode ganhar bons royalties sobre as vendas nesses estabelecimentos, o que pode gerar retorno financeiro interessante com um risco relativamente pequeno.

 

Por Ricardo Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *