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Quem procura por franquias para a região Sudeste encontra boas notícias. Os estados da região compõem o mercado mais forte no franchising do Brasil e são origem ou abrigam a sede de muitas marcas de franquias.

Ainda que o mercado de franquias esteja crescendo em outras regiões do país, o Sudeste continua sendo a região com a maior participação no franchising brasileiro, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No segundo trimestre de 2017, 58,9% do faturamento total do setor correspondia a franquias localizadas no Sudeste.

As duas cidades com o maior número de unidades de franquias do Brasil estão nessa região: São Paulo conta com mais de 11 mil unidades, enquanto o Rio de Janeiro tem mais de 5 mil unidades de franquias ativas. Com quase 2 mil unidades, Belo Horizonte também aparece no topo da lista, sendo o quarto município com o maior número de franquias.

Mesmo com tantas unidades já instaladas na região – especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro – o Sudeste ainda conta com praças a serem exploradas por novas marcas de franquias.

O potencial da região é tão acentuado que, recentemente, tem-se percebido um aumento de franquias em cidades além de capitais. No primeiro semestre de 2017, por exemplo, ainda segundo a ABF, quatro das cidades que apresentaram maior crescimento em quantidade de franquias não são capitais e estão no Sudeste: São José dos Campos, Campinas, Niterói e Uberlândia.

O interior de São Paulo é uma das localidades que mais se destaca para novas oportunidades de negócio em franchising. “A interiorização das franquias é uma realidade, muitas marcas estão chegando nessas cidades, especialmente no interior de São Paulo”, afirma Mércia Machado Vergili, consultora do Grupo Soares Pereira.

Com cidades com boa densidade populacional e mercado aquecido, o interior paulista já está na mira de diversas marcas de franquias. Cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Jundiaí, São José do Rio Preto, Piracicaba, São José dos Campos e Bauru apresentam boas possibilidades para novos franqueados.

“Uma marca quando chega ao interior pode ser atrativa e trazer facilidades para os moradores. Antes de se estabelecer, porém, é muito importante avaliar os hábitos da região e qual a população que aquela cidade atende. No interior e em algumas cidades, por exemplo, as pessoas voltam para casa no horário de almoço; nestes casos, um restaurante de fast food pode ter problemas”, acrescenta Mércia.

A seguir, você confere algumas redes de franquias que buscam por franqueados na região Sudeste. Os dados de investimento são informados pelas empresas ou divulgados pela ABF.

 

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