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O seu cliente está feliz com o atendimento proporcionado pela sua empresa? Confira dicas de como garantir a satisfação dele e conquistar novos consumidores.

Imagine a seguinte situação: o cliente entra na sua loja com a intenção de comprar. Ele olha as prateleiras, analisa um produto, observa outro…, mas nenhum dos funcionários sequer o cumprimenta ou se dispõe a ajudá-lo.

O resultado? Ele sai da loja insatisfeito, você não realiza a venda e o mais grave: proporciona uma experiência ruim.

Muito chato, não é mesmo? Ninguém gosta de passar por essas situações.

Por isso, é muito importante investir em atendimento de qualidade para atender as necessidades e superar as expectativas do seu consumidor. Cada vez mais exigente, ele busca retorno rápido para as suas exigências.

Mas afinal, o que é satisfação do cliente?

Satisfação do cliente é um indicador de desempenho que mensura o quanto uma empresa consegue atender as expectativas do consumidor. Pesquisas de satisfação, NPS (Net Promoter Score), formulários e Escala Likert são apenas algumas das maneiras de medir o índice de satisfação do seu público.

Para você arrebentar nas vendas, separamos neste artigo algumas dicas.

Vamos lá?!

1. Mantenha uma comunicação clara

Apresentação visual é muito importante. Um ponto de venda bem sinalizado (com cartazes e totens, por exemplo) e organizado mostra ao cliente o seu esforço para atendê-lo bem.

2. Aplique técnicas de experiência sensorial

A experiência do consumidor está diretamente relacionada com a percepção do ambiente. Utilizar todos os sentidos para envolver o cliente e despertar nele uma sensação agradável é essencial. Imagine entrar em uma loja com ambiente climatizado e se deparar com um serviço de degustação e, de quebra, ganhar um brinde? Todas essas formas impactam positivamente na experiência do seu consumidor.

3. Treine os colaboradores

O exemplo citado no início deste artigo reforça a importância de investir em um bom treinamento dos seus colaboradores. No momento do atendimento, eles são os porta-vozes da sua marca. Cordialidade, simpatia e conhecimento dos produtos ofertados são diferenciais que provocam uma boa impressão no cliente final.

4. Ofereça atendimento omnichannel

Essa estratégia visa à integração de todos os canais de comunicação para atender (e superar) a experiência do cliente com a marca. Para isso, é importante que seu negócio esteja presente e que a comunicação seja consistente em todos os pontos de comunicação com o consumidor.

5. Faça pesquisas de satisfação

O feedback dos clientes é essencial para saber se você está no caminho certo. É mais uma oportunidade para mudar e melhorar algo que não estava funcionando. Você pode fazer as pesquisas de forma online, através das redes sociais (recursos dos stories, no Instagram, costumam funcionar bem), formulários e e-mails. Contratar uma equipe especializada para medir a satisfação offline também é um bom recurso. 

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