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A grande pauta dos últimos meses, desde que a pandemia chegou, é o quanto o Covid impactou diretamente na economia, hábitos e atividades de grande parte da população mundial. Com novos modos de consumir, se relacionar e basicamente viver o ambiente virtual ganhou um grande destaque nesse período, adquirir produtos e serviços online foi uma alternativa para boa parte da população.

O cenário do e-commerce nacional e mundial, deteve um expressivo crescimento durante esse ano, em decorrência do isolamento social, logo muitos negócios acompanharam tal pico visando conquistar a entrada de novos consumidores, usuários que viram no âmbito virtual a melhor forma para continuar consumindo, desde de produtos de necessidade básica, a outros por desejo, e até mesmo contratar serviços práticos e essenciais.

No mês de novembro o varejo, vivencia uma de suas principais datas promocionais, o Black Friday. Empreendedores de múltiplos setores, estão visando esta data para impulsionar negócios e conquistar metas e objetivos, obtendo maior alcance de usuários, vendas e consequentemente faturamento.

Preparamos alguns passos para chegar com tudo no dia 27 de novembro!   

Planejamento

Este é um ponto muito importante para o aproveitamento de todo potencial que essa data promocional pode proporcionar ao seu negócio.

Neste caso, seu planejamento deve direcionar todas as estratégias da loja desde o desconto até a entrega do produto/serviço ao consumidor. Alguns pontos que devem ser pensados nessa fase:

– Haverá categorias selecionados ou a loja toda entrará em promoção? 

– Quando será o início da sua Black Friday? Algumas operações já estão no clima o mês inteiro, outras começam na quinta a noite…

– Como será sua comunicação de marketing? O PDV está sinalizado, no ambiente digital vai focar na persona ou abrirá o leque para tentar atingir mais clientes? 

– Seus funcionários estão preparados para uma alta de produtos a serem separados, embalados e despachados?

Fornecedores

Normalmente, uma das partes mais delicadas do processo. 

Sempre recomendamos utilizar seus fornecedores mas comprometidos, organizados, flexíveis, enfim parceiros de verdade.

Pensando em negócios, claro que não podemos deixar de recomendar tente negociar e extrair desconto do fornecedor. E isso pode ser feito de várias formas, desde a realização de um pedido maior, até uma porcentagem das vendas daqueles produtos. 

Diretamente ligado aos fornecedores temos o ESTOQUE.

Não adianta comprar um estoque 20x maior do que de costume só para ter mais desconto, é importante manter os pés no chão.

E jamais, venda produtos que você não tem no estoque. Mesmo que seu fornecedor seja confiável e entregue rápido, o risco é alto  e pode trazer danos a reputação da marca, além de reduzir a zero a chance de fidelização dos clientes. 

Comunicação

As ações precisam ser explicitas, o consumidor deve sentir que está sendo impactado com mais descontos, promoções e conteúdo do que o normal. É necessário, trabalhar tanto o ambiente físico (o ponto de venda) – caso exista, quanto o ambiente digital, com atenção para o  design, banners e comunicações veiculadas internamente no seu site. Vale um maior investimento de impulsionamento de marketing e publicidade em grandes plataformas.

Ah, claro utilize seus canais de contato com cliente para anunciar suas promoções ou esclarecer possíveis dúvidas de clientes que mandem mensagem durante o período. Fique de olho para não demorar para responder e não perder nenhuma venda!

Esteja com parte do time disponível 

É importante ter time motivado e disponível. Garanta que se precisar de socorro para modificar um anúncio ou o banner principal da loja, alguém esteja disponível para lhe auxiliar. Sem falar no atendimento presencial, que precisa manter a qualidade com mais velocidade

Bom, esse é um resumo dos principais pilares a serem pensados para aproveitar O Black Friday e aumentar o faturamento. Temos certeza que você escolherá o melhor caminho para seu negócio! 

Por Marcelle Martins, Head de Marketing

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