Após a pandemia, o mercado varejista sofreu vários impactos. Sejam eles positivos ou negativos, as consequências foram inevitáveis e atualmente, restou-se a adaptação de novos processos. Entre elas, como o varejo físico aposta em IA, que parecia ser uma realidade muito distante para um nicho muito pequeno, porém agora está sendo aplicado por diversos segmentos, inclusive o varejo físico.

Atualmente, há um clima bem promissor sobre a presença do público no varejo físico. Com as taxas altas de vacinação e o retorno das atividades de vários setores, a expectativa é grande para a retomada, mesmo que aos poucos, para ainda este ano. De acordo com o Índice de Performance do Varejo (IPV), HiPartners Capital & Work e da Sociedade Brasileira de varejo e Consumo (SBVC), exibiram dados que o fluxo de setembro a outubro nas lojas físicas cresceu cerca de 14%. A curiosidade é que esse consumidor que está indo às lojas não é o mesmo de 2019, pois houve uma mudança de hábito com boa parte da população que estava já utilizava o delivery antes da pandemia e os novos adeptos.

Agora as lojas físicas estão aplicando ações complexas de tecnologia para atrair novos clientes, ou facilitar os clientes já assíduos. As grandes marcas, a maioria delas, já disponibilizam bots de atendimento para agilizar o processo e personalizar as ações. Softwares estão gerando insights sobre o consumidor utilizando a Inteligência Artificial e com isso, sempre oferecem os produtos e serviços de interesse do cliente. Com isso, as empresas conseguem mais agilidade no processo de venda e dar mais atenção nas estratégias de marketing, algo que demanda muito tempo para desenvolver produtos e ações.

As vantagens vão além das vendas. O diferencial também atinge o interno. 71% das empresas na América Latina afirmam que a IA melhorou em relação a tomada de decisão das equipes e que 63% confirmam que houve uma maior eficiência no trabalho.

Aos poucos as empresas, de grande e médio porte, adotarão inteligência artificial como um processo padronizado e haverá também uma receptividade melhor dos clientes, que estão se adequando com a tecnologia mais presente em nosso dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *