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Nada melhor para falar do assunto, alguém que tenha experiência. Foi por isso que o GSP convidou Clodoaldo Nascimento, presidente do grupo YES Idiomas com mais de 25 anos de experiência no mercado de franchising para dar dicas de como ter sucesso na sua rede de franquias através do relacionamento entre o franqueador e o franqueado.

Representando um grupo com mais de 200 franquias espalhadas
pelo Brasil inteiro, Clodoaldo defende que a relação entre o franqueador e o
franqueado é, fazendo uma analogia, exatamente igual a um casamento. “Ninguém
casa pensando em se separar. Casa pensando em viver a vida toda juntos”. Ao
escolher uma franquia, você não está querendo, amanhã, fechar ou trocar a sua
franquia. Ao contrário disso, você está querendo que o seu negócio prospere. E
como todo o casamento, para ele ter sucesso, é necessário o diálogo entre as
partes, além de aprender a ceder quando for necessário e inclusive aprender a
pedir. Todos têm o direito e todos devem ter o seu dever. Não se poder viver
uma relação baseada em contratos, esta parte cabe a deixar com os advogados, já
que estes, sim, são especializados nisso, defende Clodoaldo.

É importante por parte do franqueador,

Saber gerir pessoas. Nem todo o dia as pessoas estão bem, nem todo o dia as pessoas estão mal. É preciso ter esta habilidade e entender que em determinado momento, o que o seu franqueado está vivendo, não é o melhor. Seja até mesmo na própria unidade dele, seja na vida profissional ou até mesmo na vida pessoal. Por isso, é muito bom conhecer as pessoas.

Clodoaldo ainda tem o privilégio de conhecer muito bem os
franqueados. O presidente do grupo YES procura sempre fazer muitos eventos,
para estar próximo dos franqueados. Mesmo tendo um consultor que faz as visitas
técnicas, ele é quem viaja pelo Brasil afora e faz questão de ir aos
franqueados, de estar presente, marcando jantares com os mesmos e seus/suas
respectivos, tornando disto um evento a parte da relação de franqueador e
franqueado.

E o aprendizado que ele tira disso tudo é que, relacionamento, é exatamente você ter que estar presente, estar ouvindo. Tem gente que não gosta de ouvir problema. Clodoaldo procura ouvir os seus franqueados. O franqueado tem que falar para ele as coisas que está sentindo de dificuldade, ou que ele está gostando. Assim, ele como o presidente do grupo toma decisões, junto com a equipe, para poder, de repente, ajudar ou consertar algum problema que eles estão tendo. O recado que Clodoaldo deixa para todos que tem franquia ou para os que estão pensando em fazer da sua marca se tornar uma rede de franquia é sempre procurar os seus franqueados. Nunca pense que o seu franqueado é o seu inimigo.

“Vai ter um dia que ele vai falar um pouco mais alto, vai ter um dia que ele não vai estar sorrindo, mas ouça ele. Se você quer crescer, ouça os seus franqueados, mas muito mais que isso, procure fazer aquilo que ele está falando. Porque é ele que está do outro lado, com a barriga atrás do balcão, como é de costume falar, trabalhando para fazer a sua marca crescer”.

Lembre-se, o seu franqueado é o seu sócio. Só ele, juntamente com você, fará com que a sua marca prospere da melhor maneira possível – Clodoaldo Nascimento.

Faça valer apena e torne a sua marca uma franquia de sucesso!

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