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Franchising é um sistema que concede aos franqueados o direito de comercialização de produtos e transferência de todo o know-how da matriz, replicando um modelo de negócio já existente no mercado. O processo de formatação de franquia é bastante minucioso, no qual entende todas as particularidades de cada processo da operação, com o objetivo de tornar o modelo viável e replicável para expansão. É preciso, um conhecimento aprofundado em diversas frentes como gestão de negócios, análise financeira, planejamento jurídico, planejamento operacional, documentos específicos exigidos pela lei do franchising e muito mais. Você pode conferir todos os detalhes de formatação de franquia aqui.

No sistema de franchising, ao assinar um contrato de comercialização de franquia, ambas partes contam com obrigações e regras, claras e exclusivas que cada um deve seguir. O franqueado assina o contrato com a franqueadora, firmando compromisso com questões jurídicas e operacionais, as quais devem ser respeitadas por ambos lados, com o objetivo de manter o padrão e a qualidade oferecidos pela rede. Afinal, o principal objetivo no processo de formatação é tornar o negócio replicável para ser expandido, mantendo a qualidade. Para isso, é preciso controle e regras.

O franqueador cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia, seus sistemas, compartilhando com ele todo o direito de comercialização de produtos, direito de uso da marca e o know-how de como funciona o negócio. Já o franqueado, assume todos os custos de montagem e operação da loja, remunerando a franqueadora por todo o suporte, assistência e uso da marca, através dos royalties.

Na hora de escolher o modelo ideal de franquia para se investir, alguns cuidados necessários que te ajudarão são a previsão de investimento e retorno, pesquisa de mercado, região para abertura, análise do contrato, entre alguns outros. Dentre estes, um aspecto fundamental é o tipo de franquia: serviços ou produto?

Franquia de Serviço X Franquia de Produto

Franquia de Serviço

Como o próprio nome já diz, na franquia de serviços, o franqueador treina o franqueado na prestação de serviços seja esta, serviços médicos, estéticos ou assistência técnica, por exemplo. Neste modelo, a franquia possui suas bases nas diretrizes fornecidas pelo franqueador. Nas franquias de serviços, em sua maioria, é preciso ter a habilidade do segmento para executar o serviço.

Inclusive, algumas contam como pré-requisito ter a formação ou especialização para se tornar um franqueado. Como é o caso da franquia Master Medical (comercializada no Grupo Soares Pereira), uma rede clínica de saúde sexual masculina. Na Master Medical é obrigatório que algum sócio seja médico, não necessariamente especializado na área, mas que seja formado para ter noções primordiais de como lidar com a operação da franquia. Todos os detalhes do serviço e a gestão do negócio, são passados no treinamento para o franqueado e sua equipe.

Já em uma franquia estética, o franqueado não precisa, necessariamente, saber realizar os serviços, basta fazer a gestão dos funcionários, da unidade, da execução e da parte financeira/administrativa do negócio. No entanto, quanto mais afinidade com a área melhor. Busque sempre um segmento no qual você se identifique para não ficar desmotivado.

Neste modelo de negócio, é fundamental ter em mente que o atendimento é o principal atributo a ser percebido pelo cliente, o fator humano pesa muito. Por isso, a importância de contar com profissionais bem qualificados.

Franquia de Produto

A franquia de produto é um dos, senão o mais popular existente no mercado. Consiste basicamente na produção e/ou comercialização de produtos e/ou bens produzidos pelo próprio franqueador ou por terceiros supervisionados e licenciados por ele. Ou seja, um produto é feito, entregue e, consumido pelo cliente. O franqueador dispõe ao franqueado, principalmente o direito de uso da marca, junto com o conhecimento e métodos para gestão da operação.

Um exemplo simples e rápido é a rede de franquia Giraffas (também comercializada no GSP), uma das maiores redes de fast-food do Brasil. A rede vende refeições que passam a pertencer ao consumidor final. Alguns destes produtos são produzidos pela própria rede, ou por terceiros autorizados pelo Giraffas.

A importância de um bom ponto comercial é imprescindível para o sucesso deste tipo de franquia, assim como uma vitrine convidativa que atraía a todos que passam pelo local.

Além da qualidade do produto que está sendo vendido, ter funcionários bem-treinados é algo que não se pode ignorar neste tipo de franquia também.

Valores de Investimentos

É de se saber que as franquias de serviços contemplam um custo de investimento, normalmente, menor. Por este motivo, empreendedores mais conservadores optam por investir neste tipo de franquia. Diferente das franquias de produtos que necessitam, na maioria das vezes, de um espaço maior para armazenamento de produtos, espaço para produção, maior contratação de funcionários, entre outros itens, aumentando assim, o investimento inicial.

Divulgação e Marketing

O vantajoso de se investir em uma franquia é a possibilidade de contar com a publicidade da rede. Ao escolher a franquia certa para investir, atente-se ao planejamento de marketing que a mesma oferece. Só será realmente uma vantagem se for bem consistente, principalmente quando se diz a respeito da nova unidade.

Qual modelo devo escolher afinal?

O primeiro ponto a ser analisado é o valor de investimento. Você tem todo o capital disponível para investir no negócio? Se sua resposta for positiva, você prefere investir em uma franquia de produto ou serviço? Anote os pontos positivos e negativos de cada uma delas, se atentando àquilo que você tem mais afinidade e facilidade.

Se você é do tipo que gosta do contato com seus clientes, uma franquia de serviço pode ser a melhor opção, já que nela você terá contato direto com seus consumidores. Havendo o prazer em entregar um serviço e atendimento de qualidade, uma microfranquia de serviço pode gerar bons lucros.

Agora, se você gosta de uma parte mais operacional e não se sente muito confortável socialmente, opte por uma franquia de produto.

O principal é que você goste e se identifique com o tipo de franquia e o segmento escolhido. Isso fará toda a diferença para o sucesso do seu investimento.

Leu o nosso post e continuou na dúvida? Fale com um de nossos consultores, ajudaremos na escolha certa para o seu investimento.

O Grupo Soares Pereira é referência no mercado de comercialização de franquia, com mais de 29 anos de mercado. Confira já as franquias que temos na casa!

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