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Investir em uma franquia, é investir em um negócio já testado e aprovado pelo mercado. Antes de finalizar o processo de compra, o empreendedor visita as unidades, conversa com franqueados e participa dos processos da empresa.  Além de todos os procedimentos, é necessário estar a par de toda a documentação referente a franquia. Um desses documentos é o DRE, demonstrativo de resultado.

A nossa sócia-diretora e especialista em franchising, Mércia Machado Vergili, explica o que é o DRE e como ela funciona nas franquias.

Segundo Mércia, é com o DRE que o empreendedor lista as despesas do negócio.  É aconselhável separar as despesas em grupos :  impostos, despesas variáveis e as despesas fixas e comparar com as demais receitas da franquia.

“No DRE, os resultados são apresentados mês a mês, na ideia de formar um quadro anual, com a comparação mensal detalhada, com isso, fica mais fácil mensurar os resultados financeiros do seu negócio.”

Se o empreendedor faz sua parte e preenche os dados contidos no DRE, é possível comparar durante os meses as alterações ou não de valores nos resultados da empresa.

Vale lembrar, que é exigido por lei, para que todas as empresas, com exceção das empresas MEI, realizem registros contábeis, incluindo o DRE. Como dito anteriormente, esses dados ajudam a entender como cada gasto ocorreu, seja ele variável ou gasto fixo e como esses gastos influenciaram nos resultados de uma franquia.

Falando especificamente em franquia, o DRE ajuda a identificar tendências, progressos e pontos negativos no setor financeiro. Ele se torna um indicador de performance da franquia.

Com o preenchimento correto do DRE, torna-se possível saber os pontos que oferecem riscos à saúde financeira do seu negócio e como fazer para projetar os lucros da operação baseado nas tendências do mercado e ainda monitorar possíveis endividamentos e realizar estratégias financeiras.

É função do gestor financeiro do negócio, analisar os resultados. Esses dados, devem ser complementados por percentuais calculados por meio da relação entre as receitas de vendas e contas totais, possibilitando análises de tendências da franquia que podem ser divididas em dois modos:

Análise Horizontal : Neste tipo de análise, é verificado o impacto das despesas e contas de custos, proporcionalmente a diminuição ou aumento das receitas de venda. Deve ser feito mensalmente, monitorando também a produtividade e rentabilidade do negócio.

Análise Vertical: Já nesta análise, é feita uma verificação individual de como cada conta de despesa e custo, impacta no resultado das vendas. Diferente da análise horizontal, ela é construída percentualmente ao longo dos meses, com o gestor de finanças monitorando a estabilidade dos números em relação ao planejamento e identificando os riscos, com o intuito de seguir os padrões definidos pelo orçamento original da franquia.

É comum que a franqueadora apresente um DRE de uma loja modelo franqueada, para o empreendedor que busca uma franquia entender mais sobre o negócio .

“Essa é a forma correta de mostrar as expectativas com a unidade franqueada, mostrando as receitas e despesas que o empreendedor terá em sua loja. Neste momento, o empreendedor de fato entra em contato com as previsões de uma franquia”, explica a especialista Mércia.

mercia

Após fechar negócio, é comum que a rede franqueadora ceda um modelo de DRE padrão para ser usado pelo franqueado.  Segundo Mércia, quando todos os franqueados se baseiam pelo mesmo modelo, fica muito mais fácil analisar e comparar os resultados, sejam eles positivos ou negativos.

O mundo franchising é conhecido por ser um facilitador para quem quer empreender. Um desses motivos, dá se ao fato de o sistema de franquias, oferecer suporte em diversos aspectos ao franqueado, seja na resolução de burocracias, preparo de toda a documentação e no início das atividades da unidade.

É necessário que o franqueado entenda que o DRE da franqueadora, nunca será igual das franquias, já que a franqueadora possui receitas diferentes como, taxa de franquia e royalties. Sendo assim, é normal que a franqueadora apresente um modelo de DRE para unidades franquiadas e crie outro para ser usado por ela.

Como já foi falado, não tem mistério, um bom DRE precisa analisar a estrutura das contas e se preciso for, realocar os gastos. Sem esquecer que ter um planejamento orçamentário, visando o futuro próximo, ajuda o empreendedor a controlar os investimentos e despesas mensais ao longo de todo o ano.

É papel da franqueadora realizar treinamentos em todos os setores, inclusive no setor financeiro, com isso, o franqueado fica apto para preencher corretamente o DRE e consegue fazer com que toda sua equipe entenda a saúde financeira da empresa.

Após toda essa explicação sobre DRE e sua importância na franquia, podemos ver como o planejamento orçamentário é essencial para o sucesso do negócio a longo prazo.

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