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Todos estão muito fragilizados por tudo o que aconteceu até agora.

Apesar dos riscos eminentes e de todas as condições de restrições determinadas pelas autoridades governamentais, o consumidor aos poucos voltará as suas atividades normais. Entretanto, para que este consumidor retorne aos pontos de venda, será de vital importância que ele se sinta seguro em frequentar estes locais.

Os protocolos de distanciamento social, as medidas preventivas de higienização, os cuidados com a saúde dos colaboradores e clientes e a readequação dos pontos de venda passarão necessariamente a fazer parte da experiência de compra.

Além disso tudo, as marcas que não tiverem; terão que desenvolver um autoconhecimento para encontrar o seu propósito e, também, apresentar um ineditismo único na experiência do serviço ou da compra para reconquistar a confiança do cliente.

Para as empresas que desejam evoluir na construção do propósito, uma das sugestões praticadas pelo mercado é a utilização da ferramenta de autoconhecimento japonesa IKIGAI.

O conceito principal do ikigai na aplicação empresarial é a descoberta de a razão da empresa existir. Trabalhando a partir deste conceito, certamente a empresa adquirirá uma postura mais saudável em todas as áreas.

Com isso, consequentemente os colaboradores também se sentirão mais engajados e entusiasmados nas tarefas do dia a dia e os clientes, por sua vez, estarão propensos a estabelecer relações mais profundas e longas com a marca.

Em decorrência da pandemia que devastou o mercado e embora qualquer discussão e previsão no momento seja prematura, uma coisa é certa, as marcas estão tendo que desenvolver e trabalhar em sobremaneira para reconquistar a confiança do consumidor.

Ao praticar os fundamentos do ikigai, 4 perguntas pertinentes a contribuição e realização pessoal são primordiais:
– o que amo fazer;
– o que posso fazer bem;
– o que posso ser pago para fazer;
– o que o mundo precisa.

A partir destes questionamentos é construída a mandala de ikigai, sendo ela composta por quatro círculos que se sobrepõem:

No ponto central, encontra-se o próprio ikigai – “razão de viver”.

Pelos princípios do ikigai, pode-se dizer que o propósito é a ação de atitude, entusiasmo, movimento e vibração intensas e transformadoras que podem contribuir para um mundo melhor. Ele cuida da harmonia entre Paixão, Missão, Profissão e Vocação.

De posse de uma mandala ikigai, fica mais fácil refletir e desenvolver, a missão, os valores, a essência e o propósito da marca.

Com os colaboradores, consumidores, fornecedores e amigos da marca percebendo a força do seu propósito, certamente a retomada de confiança se dará de forma mais amena e tranquila.

Lembre-se sempre: Sua Atitude Transforma.

Por: André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do GSP

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