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Muitos empreendedores sonham em transformar sua marca em uma franquia de sucesso com centenas de lojas espalhadas Brasil à fora.

Mas do que vale mais, a quantidade ou a qualidade? Afinal, uma franquia nada mais é que um modelo de negócio desenvolvido para ser facilmente replicado em diferentes locais com um formato reconhecido e bem-sucedido.

Um aspecto importante na etapa da formatação da franquia que é, comumente, esquecido pelos empreendedores, é a definição do perfil do franqueado. Já parou para pensar que essa pessoa representará a sua marca?

Acredito que agora você esteja entendendo um pouco mais a importância de traçar o perfil ideal do seu franqueado, no momento da formatação da sua marca.

Não basta ter, apenas, capital para investimento. O franqueado precisa ter claro em sua mente os processos, habilidades, disponibilidade e experiência para gerir o negócio. Sem estes requisitos, o franqueado poderia prejudicar a si mesmo, e ainda pior, acabar prejudicando toda a marca.

Aqui vai um passo a passo com os principais pontos a serem considerados ao selecionar um candidato para ser seu franqueado:

Conhecimento completo do negócio

Ponto imprescindível ao selecionar um franqueado. O mesmo deve ter conhecimento completo no mercado em que vai atuar, estando imerso na operação. O perfil do candidato precisa estar alinhado com perfil da marca, afinal, esta pessoa irá representar a sua marca e irá vender a mesma para terceiros. Por exemplo: já imaginou uma pessoa que leva um estilo de vida completamente saudável ter uma franquia de hamburgueria? Ou ela estaria mais feliz com uma franquia de alimentação saudável?

Bom gestor

Por mais que uma franquia já tenha todos os processos, marca e produtos definidos, o franqueado precisará gerir o negócio com o objetivo de expandir de maneira saudável, sem comprometer seu fluxo de caixa, tendo total conhecimento no controle de custos e receitas.

Disciplina

Se tem uma característica que ajuda no sucesso de qualquer pessoa, seja o ramo que ela esteja trabalhando, é a disciplina. Um bom franqueado necessita ser disciplinado, gerindo seu tempo da melhor maneira, focando no que realmente importa e sempre cumprindo aquilo que foi planejado.

Dedicação e trabalho duro

Não existe virtude melhor que essa para atingir o sucesso, é preciso se empenhar naquilo que faz, de ter orgulho e trabalhar com vontade, mas para essa soma ser resultado de sucesso, o franqueado precisa amar aquilo que faz. Sem contar que os desafios aparecem de maneira mais descontraída, e você consegue encarar de um jeito positivo. Tudo fica mais fácil.

Bom relacionamento interpessoal

Este é um ponto de extrema importância para o perfil do franqueado, afinal, um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente de trabalho, resultando no aumento da produtividade.

Liderança

Ao se tornar o franqueado de uma marca, o empreendedor vira um líder. O mesmo lidará, constantemente, com pessoas em seu dia a dia, sejam elas funcionários, clientes ou até mesmo a franqueadora. Para isso, é preciso ser um bom observador, ter empatia, conhecimento, ser um bom ouvinte, comunicar-se bem, ser confiante, humilde e saber distribuir tarefas, características estas de um bom líder.

Agora que você já sabe as principais características a serem consideradas para o perfil do seu franqueado, lembre-se da importância da qualidade acima da quantidade. Afinal, este será um fator importante para o sucesso da sua marca.

Procure uma consultoria especializada em formatação e comercialização de franquias para te auxiliar da melhor maneira, orientando a traçar o perfil ideal do seu franqueado, assim como prospectá-lo.

O Grupo Soares Pereira é referência no mercado de franchising, através da comercialização, gestão e formatação de franquias. Procure por um de nossos profissionais.

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