Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O mundo e, consequentemente, o Brasil, convivem, na atual conjuntura, com um dos maiores e mais sérios problemas já enfrentados, que é a pandemia. Além de causar diversas mortes e deficiências crônicas em um número elevadíssimo de pessoas, a pandemia devastou por completo a economia de diversas nações.

Assim, não só em decorrência de mais uma grave crise econômica mundial gerada por essa situação, o Brasil em especial, convive também com seus problemas cotidianos na política, na moral e na ética. Logicamente, os problemas sociais e econômicos do nosso país não advêm só da pandemia.

Com o mercado de trabalho cada vez mais restrito, seja para os jovens, seja para os mais velhos, com certeza, o empreendedorismo ganha, cada dia, mais força. Desta forma, podemos dizer que a “moda é empreender”.

Dentre os diversos modelos para se expandir um negócio, a franquia é uma das formas mais seguras de crescimento de um empreendimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor em 2019 foi de aproximadamente R$ 187 bilhões, um crescimento de 6,8 % em relação a 2018.

Com esse crescimento, as oportunidades surgem em diversos setores da economia. Como alguns exemplos, podemos citar o segmento pet, com um mercado estrondoso de pessoas que possuem animais em suas residências, originando um consumo de produtos e acessórios para os seus “bichinhos”.

Quando se fala da “terceira idade” ou da “melhor idade”, ocasionada pelo envelhecimento da população, os artigos relacionados a este público específico estão em alta. Na saúde (vitaminas e remédios profiláticos), nas academias voltadas exclusivamente para eles, nas casas de repouso especializadas, dentre outros produtos.

Ao discorrer da igualdade de gêneros e condições, o público LGBT, de uma maneira geral, apresenta franco crescimento, com um mercado praticamente inexplorado, demonstrando um potencial de expansão absurdo. Esse tema possui fontes inesgotáveis de novos empreendimentos e negócios.

Em hipótese alguma, não se pode deixar de citar os produtos ligados ao bem-estar em geral. Produtos com uma pegada sustentável, alimentação com uma vertente natural e, principalmente, o mundo fitness, despontam como setores que terão um mercado cada vez mais consistente e fiel.

A Pandemia fez com que as marcas repensassem nos seus negócios para conseguir manter as suas sustentabilidades. Como exemplo, no setor de alimentação, diversas franquias implementaram o modelo dark kitchen.

Outro ponto focal que chegou para ficar e foi muito acelerado pela pandemia foi a união do físico com o digital, fortalecendo os negócios como um todo e trazendo uma facilidade para o consumidor final.

Em termos gerais, certificamo-nos que o mercado de franquia é e será sempre uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo dos negócios como empreendedor, pautado na premissa de menor risco.

Se você se interessou pelo o conteúdo e quer saber mais dos benefícios de se investir no mercado de franquia, entre em contato com um de nossos especialistas.

Aqui no GSP, nós temos a franquia certa para você!

Por: André Luis Soares Pereira, sócio-fundador do GSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *