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Ao contrário do esperado, o isolamento aumentou a demanda, motivando empreendedores a vender seu próprio café torrado e assim, acelerando o mercado de café especial.

Nos últimos anos, houve uma crescente no mercado de cafés especiais e cada vez mais há interessados para entender os produtos, origem e qualidade. Cafeicultores de todo o país ficaram motivados e começaram a desenvolver suas próprias marcas e assim, se tornaram empresários trabalhando diretamente com o consumidor final.

A pandemia fez com que a Associação Brasileira de Café recuasse nas ações de vendas e até divulgou no início da quarentena que o consumo de cafés especiais caiu 70% como consequência dos fechamentos das cafeterias.

Mesmo assim o consumo de café no Brasil aumentou em 1,34% em 2020 e foi o segundo maior registro de consumo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), sendo grande parte desse consumo de cafés especiais.

Rodrigo Castro, franqueador da 22 Special Coffee, explica o desafio da pandemia e como contornou as dificuldades: “Desde a pandemia vimos um aumento no consumo de café. O Home office ajudou bastante nesse aumento, pois as pessoas têm mais tempo de fazer o café em casa.”

Uma saída encontrada pelos empresários frente à pandemia foi colocar seus cafés em plataformas de venda, e realizar entregas dos seus cafés. Com essa comodidade para o cliente, fez com que o consumo de cafés especiais não sentisse tanto o impacto com decretos e fechamentos. Além de ser mais uma opção para encontrar um café de qualidade.

Além de todo o planejamento que se deve ter para criar uma marca o empresário ainda lida com custo com plantio, torrefação, embalagem, manutenção em redes de marketplace e do custo alto para transportar pelo país. E muita das vezes o cliente não entende o preço final comparado ao café queimado.

E para você que se interessou nesse mercado de cafés especiais, Rodrigo tem uma dica que pode ajudar aos iniciantes: “Atendimento! As pessoas esperam ser bem atendidas e isso é um diferencial nos dias de hoje.”

Quer entrar no mercado de cafés especiais? Conheça a 22 Special Coffee!

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