Vários de nós, em algum momento da vida, sonhou em abrir um negócio.
Segundo o estudo Amway Global Entrepreneurship Report de 2017, nada menos do que 82% dos brasileiros alimentam esse sonho.
Desde a vontade de trabalhar com aquilo que realmente gosta ou a partir de uma ideia revolucionária, a vontade de abrir um negócio próprio sempre esteve presente entre nós.
De acordo com dados do SEBRAE, existem 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões).
Neste post você verá:
O que é empreender?
Antes de tudo precisamos entender o que é empreender.
Alguns podem dizer que empreender é abrir um negócio, mas entendo que é muito mais do que isso.
Para mim, empreender é transformar uma ideia em realidade de forma estruturada, correndo riscos financeiros e se comprometendo de corpo e alma, não medindo esforços para atingir o sucesso e tendo como objetivo final a perpetuação do negócio.
Claro que também precisamos ter a recompensa financeira e a satisfação pessoal!
Características do empreendedor
Para ser empreendedor além de muita vontade e um propósito claro do negócio é importante ter mais algumas características para conseguir obter sucesso nesse projeto.
Dentre algumas dessas características temos a determinação em não medir esforços para atingir os objetivos, a capacidade de correr riscos, a competência para fazer bem feito o que se propõe e também uma boa dose de otimismo!
Riscos existentes
Nem tudo é fácil e simples em qualquer situação de trabalho onde desejamos transformar nossos esforços em algum tipo de recompensa. Isso também se aplica quando se pensa em empreender.
Desta forma sempre é importante definir os possíveis cenários e identificar os riscos existentes em cada um deles, ficando sempre atento às diversas razões que podem levar ao insucesso de um negócio.
Podemos destacar os seguintes fatores:
- Desconhecimento do ramo explorado
- Falta de estudo do mercado e do comportamento do consumidor
- Necessidade de capital de giro
- Descontrole financeiro, principalmente misturando recursos próprios e recursos da empresa
- Baixa qualidade de produtos e serviços
- Não ouvir as mensagens e sinais dos consumidores
Como começar?
Passada a fase de decisão da escolha do caminho de empreender, é hora de começar a trabalhar pra valer!
O primeiro passo é estudar o segmento no qual se deseja abrir o negócio. Procure literatura na internet, converse com amigos que já atuam no segmento, verifique se existem cursos na área e busque ser um expert no assunto!
Depois é necessário avaliar o mercado local incluindo a existência de demanda, a concorrência, os preços praticados, se o produto/serviço é facilmente substituível ou pode se tornar obsoleto rapidamente e se os preços e custos permitem que o negócio seja sustentável.
Com essas informações já é possível elaborar um primeiro plano de negócio básico incluindo uma previsão de recebimentos e custos, além da necessidade de capital e tempo de retorno.
Essa informação é fundamental pois no início de qualquer negócio sempre poderá haver necessidade de se injetar mais dinheiro para cobrir situações não dimensionadas e também o prazo para começar a tirar algum ganho do negócio pode ser maior do que o planejado.
Com essas informações já se torna possível definir a forma na qual deseja empreender: se sozinho ou com sócio(s) e se vai abrir um negócio do zero ou partir para um modelo já com uma formatação pronta no caso das franquias.
Neste ponto a ajuda de uma consultoria com experiência em formatação de negócios pode ser bastante útil, ajudando e dimensionar melhor as necessidades e tirando dúvidas até então desconhecidas.
Não esqueça também que networking é fundamental nessa etapa trazendo sempre oportunidade de novas parcerias, conhecimento de alguns erros que porventura alguém já tenha passado e também divulgar e receber feedback do seu negócio.
Agora é hora de arregaçar as mangas e começar!
E como último conselho: Sonhe com o alto da escada, mas suba cada degrau de uma vez!
POR: LUCIANO KIELMANOWICZ, SÓCIO-DIRETOR GSP FRANQUEADORA