Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou no 2º trimestre de 2019, um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano de 2018. A receita que antes era R$40,734 bilhões subiu para R$ 43,122 bilhões.

Com o aumento no faturamento, o setor de franquias continuou a gerar novos empregos, frente ao mesmo período de 2018, subindo 10%, passando dos 1.224.987 para 1.348.235 de trabalhadores registrados.

E o mercado de franquia continua na contramão da crise. Entre todos os 11 segmentos considerados pela ABF, todos registraram uma variação positiva no segundo semestre. Dentre eles, o setor de Serviços e Outros Negócios, foi o de maior crescimento, com 8,9%. A demanda por serviços administrativos, de automatização, fintechs e fornecedores da cadeia de meios de pagamento e crédito, sustentaram tal avanço, se destacando dentre os outros segmentos.

Os Serviços Educacionais foi o segundo maior segmento em crescimento, com 8,7%. A posição de destaque deve se ao fato, de as redes terem investido em novos modelos que trouxeram o desempenho positivo. Dentre os modelos estão cursos híbridos, bilingues, in school e home-based. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o aumento da confiança do consumidor no 1º trimestre alavancou investimentos de longo prazo e o período de renovação de matrículas também foram fatores que explicaram esse crescimento.

De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, “O segundo trimestre foi um período de muita expectativa e do início da revisão de algumas projeções para o ano. Com isso, os investidores e consumidores ficaram mais cautelosos, aguardando algumas definições importantes, como a aprovação da reforma da Previdência. De qualquer forma, os dados mostram que o setor de franquias manteve sua trajetória gradativa de crescimento, grande parte em virtude dos seus fundamentos básicos, como trabalho em rede, ganhos em escala, marcas consolidadas, treinamento contínuo, dentre outros fatores”

O crescimento do franchising continua além do eixo Rio/São Paulo. O aumento foi notório tanto no faturamento quanto ao número de unidades. Nas Regiões Sul (de 9,7% para 10,3% em faturamento), Nordeste (13,6% para 13,9%) e Centro-Oeste (8,4% para 8,6%). De acordo com Marcelo Maia, diretor executivo da ABF, “O Brasil é um País muito grande, com várias ilhas de prosperidade nem sempre tão conhecidas. Esses mercados, de forma geral, apresentam menos concorrência, custos menores e um consumidor ávido por grandes marcas, sendo uma ótima oportunidade para o setor”.

Considerada um termômetro do mercado, a 28ª ABF Franchising Expo SP registrou um público recorde de 66.200 visitantes em quatro dias de feira, considerada assim, a maior feira de franquias do mundo. O verdadeiro sucesso da Franchising Expo SP demonstrou um elevado interesse no mercado de franquias.

Outro importante evento será a 13ª Expo Franchising ABF RJ, realizada de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. A Feira EXPO ABF Rio contará com 200 marcas expositoras nos mais diversos segmentos, e nós do GSP estaremos presentes!

Se está pensando em apostar no setor, procure por uma empresa que conheça o mercado.

GSP é referência no franchising, com mais de 350 marcas formatadas e mais de 1.000 franquias vendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *