Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No mundo dos negócios é essencial um planejamento estratégico. Essa é a forma mais rápida e eficiente para atingir grandes resultados, diferenciar a companhia no mercado e de garantir o sucesso para a sua empresa. As organizações que se planejam acabam tendo decisões mais assertivas e eficientes o que reflete diretamente no crescimento do negócio.

Não importa se o objetivo é aumentar o número de vendas ou o tamanho da empresa, fazer um bom planejamento estratégico é algo que, ao contrário do que a maioria pensa, exige pouco esforço e podem ser feitos por qualquer empresa, independente do seu tamanho. Toda empresa precisa de planejamento. E um bom plano é aquele que antecipa as ações a serem tomadas, que executam essas ações de forma adequada e objetiva além de controlar os resultados continuamente.

Há três tipos de planejamento estratégico: Estratégico, Tático e Operacional.

Confira a seguir um pouco mais sobre cada um e descubra como eles podem ajudar o seu negócio.

Estratégico

O planejamento Estratégico geralmente é de responsabilidade daqueles que ocupam cargos de Diretoria. São elaborados os objetivos de longo prazo e quais as ações necessárias para alcançá-los.

O primeiro passo é a definição da identidade da marca, ou seja, a Missão, a Visão e os Valores da empresa. Isso precisa estar presente na cabeça e ser conhecida por todos os colaboradores, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas.

Isso é crucial para que o plano tenha alinhamento com o longo prazo, e respeite as crenças da organização. Depois de definido isso, as ações precisam estar alinhas com as políticas e crenças da empresa.

Outra etapa importante é considerar os fatores externos e internos à organização e estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido e fazer revisões e atualizações periódicas para que suas ideias não fiquem obsoletas.

Tático

O planejamento Tático funciona como uma ponte entre os níveis Estratégico e Operacional.

Este planejamento é sobre como as estratégias definidas pela Diretoria serão executadas. Essas ações deverão ser separadas por departamentos da empresa e pensadas à médio prazo.

A ideia é distribuir de maneira eficiente entre os setores os objetivos traçados no planejamento estratégico de forma que estes sejam alcançados.

Operacional

O planejamento Operacional é a execução das tarefas e dos objetivos traçados. Ele especifica as responsabilidades de cada funcionário, criando um cronograma, e os recursos necessários para colocar as ações em prática para que estes sejam efetuados a curto prazo.

 

Conclusão: Planejar é fundamental e o melhor caminho para o sucesso de qualquer negócio.

Agora que você já conhece os tipos de planejamento estratégico, que tal utilizá-los na sua empresa?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *